“A Culpa É ‘Minha’ e eu a coloco em quem eu quiser!!”

“Ei, Lucius... Lucius... ei, ei...”... “caramba... ele não me ouviu... também, como vão me ouvir com a voz rouca assim... culpa daquele ar condicionado #$&¨% #$ *%@$ da empresa!!!”...

“Luuuuucius...”

Já ouvi Irmão querido, estou aqui, fale...

“Eh, Lucius, não é fácil... bem, mas o final de semana já está aí... poderemos... quem sabe... se bem que acho muito difícil... bem, eu duvido... descansar um pouco, não é?”

Compreendo, Irmão querido... prossiga, por favor”.

“Não ... é fogo, Lucius!!! O mundo esta acabando comigo!!! Imagina só como é viver com essa gastrite, refluxo gástrico, stress, falta de ar, rinite alérgica, resfriados freqüentes, garganta irritada... rouquidão... ahamm... ahammm... tá vendo? Tá vendo só??  Nem vou continuar, pois a lista é muito grande!”

Então, querido ami..."

“Não.... não, Lucius... é terrível... Que isso!O Que que é isso!!!  Aquele ar condicionado... ah, aquele ar... qualquer hora, não sei o que faço! Você pensa que a culpa é de quem por eu viver com rinite???? Do Ar, é claro... fica ligado o dia todo... na verdade os culpados são os donos da empresa... querem enriquecer e nem se importam com a gente... pra você ver... sofro até não querer mais com essa gastrite... você consegue imaginar a qualidade do café que tem lá no meu departamento? É sofrível... não há quem agüente... cada café que eu tomo é uma careta... dá gastrite mesmo...” 

Sei, Irmão que...”

“É um inferno, Lucius... e essa falta de ar? Pensa que é fácil? Pensa que é fácil, é? Aquele calor infernal que enfrento no trajeto casa-trabalho... é quente como ... é um forno, Lucius... e não suporto esse calor... os culpados são os próprios seres humanos “eles” destroem o meio ambiente e veja só no que dá...esse calor absurdo! Além disso, sabe quanto tempo eu levo para percorrer os 1800 metros da minha casa até o trabalho, Lucius? Umas 10 horas... Lucius, são 1800 metros... perco um dia dentro do carro... parece brincadeira mas não é!!! Dá para fumar uns 3 ou 4 cigarrinhos... e, ainda bem... pelo menos eu os tenho... se não, não sei como suportaria o calor... a demora... o trânsito”.

Mas, Irmão queri...”

“Lucius, Lucius... e a água então? No bebedouro infeliz que tem lá, ou é muito gelada ou é muito sem gelo a água! Cada torneirinha um pesadelo... aí, como odeio calor, fico com a gelada mesmo... e acabo com essas irritações na garganta... a culpa é do RH, Lucius... poderiam pensar mais em nós... mas você acha que pensam? Não é fácil... mas não é fácil mesmo... mas e o ar condicionado? E aquele infeliz daquele ar condicionado???  Já te disse... resfria... resfria... é o dia inteiro assim... resfriando... resfriando... aí, eu fico com a rinite alérgica atacada, e por isso que pego um resfriado a cada dois meses... a culpa é do pessoal da limpeza... mas também acho que a culpa é do  pessoal da manutenção... mas não se engane, amigo Lucius, pensa que eu não sei? O RH também é culpado...dá ou não dá raiva???”
Mas... Irmão queri...”

“Lucius, além disso o tempo não passa... o trabalho é muito chato... a culpa é da minha família que deixou eu fazer aquela faculdade... curso infeliz... A culpa é dessa sociedade de humanos complicados... “eles” que tumultuam tudo...dão sentido para uma empresa dessas existir... e eu lá... ganhando mal... pra você ter uma idéia, Lucius, eu estou usando todo o limite do cartão de crédito...do banco... e fazer o quê? Com o que ganho como poderia ter feito todas as compras de fim de ano que fiz? Os presentes? Também... a culpa é da minha esposa, Lucius... vai ter parente pra presentear assim lá na ... e o pior é que eu duvido que agradaria se não comprasse presentes caros... eles que me botaram nessa encrenca financeira...mas a empresa também...olha... se não fosse o fumódromo que tem lá... se não fossem meus cigarrinhos ao longo do dia, não sei não se continuaria naquela empresa...”

“Ei, Lucius... você não fala nada não? Tá doido!!! Vou embora... vou pra casa que a família está me esperando pra jantar... que droga, você vê... se eu demoro eles não comem... ficam me esperando... depois o culpado sou eu!”.

“Legal, Irmão querido, o post está pronto. Obrigado pela colaboração... agora, hmmm ...FALA SÉRIO!!!!! Vamos meditar um pouquinho?"

Um abraço afetuoso, do amigo Lucius Augustus, IN

Atenção:
1) Fumar faz muito mal a saúde ( além disso é feio, antiquado, e gera um karma danado)
2) Auto-engano e atribuição de culpas causam danos à saúde e escravizam as consciências em ilusões.
3) Insistir em uma mentira não a torna verdade, mas você vai acabar acreditando nela. Adivinha quem responderá pela desordem?